O texto de CORSINO, de modo geral, traz a tona uma ideia de
reflexão e discussão a respeito das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros
níveis do Ensino Fundamental, e busca, através de um relato vivido por uma
turma do segundo ano, abordar aspectos concernentes à iniciativa do professor
quanto à curiosidade e interesse trazidos pelo aluno. A partir disto, a autora
detém-se em temas que diz respeito à flexibilidade do planejamento de aula,
além de apresentar os conceitos espontâneos e científicos de Vygotsky.
Inicialmente, a autora relata a experiência vivida por uma
professora do segundo ano, que gira em torno da curiosidade que a turma teve no
pote cheio de lagartas levado por um dos alunos. O interesse da turma pelas
lagartas fez com que a professora desenvolvesse um projeto em torno da
metamorfose das lagartas que incluía observação,
pesquisa, relatórios, construção de textos, troca de experiências, etc.
A autora pretende enfatizar a construção coletiva do conhecimento
e desmistificar a cultura comumente aceita, do professor como detentor do saber
e a criança como mero receptor. Deste modo, traz-se a ideia da criança não como
sujeito que não sabe, mas como alguém que possui uma carga de vivências e é capaz
de produzir e participar ativamente da cultura, transformando-a continuamente.
A partir daí, Corsino
faz uma reflexão sobre a importância do professor mostrar interesse por
aquilo que é trazido pelo aluno, tendo em mente que seu planejamento deve ser flexível
e aberto àquilo que está fora do planejado . Neste caso, a professora sabiamente
usou a curiosidade dos alunos pelas lagartas para reelaborar seu planejamento
de forma a integrar as diferentes áreas do conhecimento, o que poderia, segundo
a autora partir também de um texto literário , ou poema que falasse sobre
metamorfose.
Aponta que experiências como essa são oportunidades únicas de
articular as diferentes áreas do conhecimento. É a partir da curiosidade que o
interesse é despertado na criança proporcionando o alargamento das
aprendizagens e desenvolvimento das capacidades. Assim sendo, é fundamental que
o professor esteja atento aos interesses do grupo a fim de tornar o cotidiano
significativo e eficaz.
Citando Vygotisky, apresenta a formação dos conceitos como
elo central do processo de aprendizagem. Sendo assim, aponta duas categorias
de conceitos:
Conceitos espontâneos-
construídos cotidianamente pela ação
direta das crianças sobre a realidade que elas experimentam e observam;
Conceitos científicos- construídos
em situações formais de ensino-aprendizagem.
Vygotsky (2000) observou que,
embora as crianças consigam operar espontaneamente com uma série de palavras,
elas não têm consciência da sua definição, ou seja, não conseguem tomar
consciência do seu próprio pensamento.
Por fim, a autora explicita a relação entre educação e
cultura, que consiste em um conjunto de práticas significantes. Nesta
perspectiva ela discute o currículo como seleção cultural da escola. Para
tanto, o currículo é um aparelho de grande importância no processo de construção
da identidade do aluno e cabe a escola organizar e adaptar elementos culturais
a serem transmitidos às novas gerações.
Textos relacionados as habilidades de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.
Separei um link com as obras do Ziraldo, que acho o máximo, e alguns outros autores. Os temas são ótimos para trabalhar as habilidades de leitura no ensino fundamental.
http://ziraldo.com/livros/livrosaz.htm
Essa história é muito interessante para se trabalhar a leitura e outras áreas, como temas relacionados a raças, povos e culturas existentes no mundo ou mesmos as diversidades culturais e raciais do nosso país.
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Editado pela primeira vez em 1986, conta a história de dois amigos de cores diferentes que crescem juntos.
"Sua pele era cor de chocolate. As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja."
Essa história é muito interessante para se trabalhar a leitura e outras áreas, como temas relacionados a raças, povos e culturas existentes no mundo ou mesmos as diversidades culturais e raciais do nosso país.
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