quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC, ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009.

 Disponível em:                    http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf


     O texto de CORSINO, de modo geral, traz a tona uma ideia de reflexão e discussão a respeito das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros níveis do Ensino Fundamental, e busca, através de um relato vivido por uma turma do segundo ano, abordar aspectos concernentes à iniciativa do professor quanto à curiosidade e interesse trazidos pelo aluno. A partir disto, a autora detém-se em temas que diz respeito à flexibilidade do planejamento de aula, além de apresentar os conceitos espontâneos e científicos de Vygotsky.
       Inicialmente, a autora relata a experiência vivida por uma professora do segundo ano, que gira em torno da curiosidade que a turma teve no pote cheio de lagartas levado por um dos alunos. O interesse da turma pelas lagartas fez com que a professora desenvolvesse um projeto em torno da metamorfose das lagartas que incluía  observação, pesquisa, relatórios, construção de textos, troca de experiências, etc.
      A autora pretende enfatizar a construção coletiva do conhecimento e desmistificar a cultura comumente aceita, do professor como detentor do saber e a criança como mero receptor. Deste modo, traz-se a ideia da criança não como sujeito que não sabe, mas como alguém que possui uma carga de vivências e é capaz de produzir e participar ativamente da cultura, transformando-a continuamente.
     A partir daí, Corsino  faz uma reflexão sobre a importância do professor mostrar interesse por aquilo que é trazido pelo aluno, tendo em mente que seu planejamento deve ser flexível e aberto àquilo que está fora do planejado . Neste caso, a professora sabiamente usou a curiosidade dos alunos pelas lagartas para reelaborar seu planejamento de forma a integrar as diferentes áreas do conhecimento, o que poderia, segundo a autora partir também de um texto literário , ou poema que falasse sobre metamorfose.
   Aponta que experiências como essa são oportunidades únicas de articular as diferentes áreas do conhecimento. É a partir da curiosidade que o interesse é despertado na criança proporcionando o alargamento das aprendizagens e desenvolvimento das capacidades. Assim sendo, é fundamental que o professor esteja atento aos interesses do grupo a fim de tornar o cotidiano significativo e eficaz.
     Citando Vygotisky, apresenta a formação dos conceitos como elo central do processo de aprendizagem. Sendo assim, aponta duas categorias de conceitos:
Conceitos espontâneos- construídos cotidianamente pela ação direta das crianças sobre a realidade que elas experimentam e observam;
Conceitos científicos- construídos em situações formais de ensino-aprendizagem.
Vygotsky (2000) observou que, embora as crianças consigam operar espontaneamente com uma série de palavras, elas não têm consciência da sua definição, ou seja, não conseguem tomar consciência do seu próprio pensamento.
     Por fim, a autora explicita a relação entre educação e cultura, que consiste em um conjunto de práticas significantes. Nesta perspectiva ela discute o currículo como seleção cultural da escola. Para tanto, o currículo é um aparelho de grande importância no processo de construção da identidade do aluno e cabe a escola organizar e adaptar elementos culturais a serem transmitidos às novas gerações.

Textos relacionados as habilidades de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.


Separei um link com as obras do Ziraldo, que acho o máximo, e alguns outros autores. Os temas são ótimos para trabalhar as habilidades de leitura no ensino fundamental.


http://ziraldo.com/livros/livrosaz.htm


Editado pela primeira vez em 1986, conta a história de dois amigos de cores diferentes que crescem juntos.
"Sua pele era cor de chocolate. As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja."

Essa história é muito interessante para se trabalhar a leitura e outras áreas, como temas relacionados a raças, povos e culturas existentes no mundo ou mesmos as diversidades culturais e raciais do nosso país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário