SILVA, Silvio Ribeiro
Esta reflexão tem o objetivo de confrontar o texto de Silva e os slides, ambos disponíveis nos links abaixo.
Texto disponível em :
http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
Os slides você poderá encontrar em :
http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation
Silva, em seu texto, pretende desenvolver uma discussão a respeito do tema Gênero Textual e Tipologia Textual confrontando as idéias de dois autores. Com base nisto, traz as considerações apresentadas por Marcuschi e Travaglia.
Marcuschi, adepto ao Gênero Textual, explica o termo como prática de ação sócio-histórica que, de forma funcional agrega-se nas culturas, caracterizando-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que propriamente por seus detalhes estruturais e linguísticos. Esclarece que no Gênero Textual podem existir tipos, e que por sua vez, o trabalho com a Tipologia Textural torna limitado e problemático o ensino.
Em contraposto com as idéias acima citadas, Travaglia nos expõe a concepção de Tipologia Textual como algo capaz de estabelecer interação, um modo de comunicação. Defende o trabalho com a Tipolologia Textual, visto que, textos de diferentes tipos se estabelecem devido à existência de diferentes formas de interlocução, tornando-se fundamental o emprego de variados tipos de texto para o desenvolvimento da habilidade de comunicação.
Marcuschi define Tipologia textual como termo que designa uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição.
Em suma, Gênero Textual estabelece-se como sendo todo e qualquer texto, independente ser sua natureza literária ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário