quarta-feira, 16 de maio de 2012

Práticas de Leitura

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra "
Paulo Freire

O papel de estimular o interesse pela leitura nas crianças da Ed. Infantil ficou a cargo da escola, já que o hábito de ler livros torna-se cada vez mais raro no âmbito familiar. Porém, antes de tudo precisamos,  nós educadores e os futuros professores, estar atualizados com as práticas de leitura, sabermos do que necessitam as crianças dessa faixa etária e o contexto em que estão inseridas.
É importante desenvolver um trabalho, onde a escola como um todo esteja mobilizada na tarefa de inclusão dos alunos e responsáveis no mundo da leitura. Deste modo, começando no interior da instituição de ensino, os professores da Ed. Infantil devem desenvolver atividades que incluam a leitura e manuseio de livros. No entanto, essa prática deve ser estendida para fora da escola. O estímulo deve ser despertado também nos pais. Como? Uma sugestão é que as crianças, neste caso, que ainda não dominam os códigos formais da leitura levem os livrinhos apresentados na escola para casa e peçam para os pais que leiam com eles. Para firmar esse hábito, é interessante que seja incentivado a compra de livros ou mesmo a arrecadação para que deste modo, cada criança possua seu próprio acervo.
Outra sugestão que é bastante interessante e que já fiz com meus aluninhos da Ed. Infantil quando estava atuando, é o rodízio da leitura. Funciona desta forma, cada aluno leva para a escola um livro que possue e troca com o coleguinha e vice versa, leva para casa durante uma semana, além de ficarem súper impolgados com a brincadeira aumenta a expectativa a cada dia, já que toda semana eles tem a oportunidade de levar um mundo novo para casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário