quarta-feira, 30 de maio de 2012

Interação, alfabetização e letramento: uma proposta de/para alfabetizar, letrando - Roberto Costa

Grupo 1.

O grupo apresentou-nos  o tema apontando os conceitos e diferenciações entre alfabetização, letramento. A alfabetização é o ensino do conhecimento das letras, leitura e escrita. Já o conceito de letramento consiste no conjunto de práticas de uso da linguagem escrita numa dada sociedade ou contexto.
Outro ponto importante explicitado foi a questão do analfabetismo e analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional é questão séria ainda em nossos dias. O grupo nos apontou a taxa de analfabetismo e destacou seu significado.
- Analfabetismo funcional - Pessoas que sabem ler e escrever,mas não conseguem interpretar texto.


Quando falamos de alfabetizar letrando é exatamente a barreira de leitura e escrita X leitura de mundo que queremos romper. É importante ressaltar o uso desses dois conceitos como práticas inseparadas.
Os hábitos de leitura melhoram o desenvolvimento da interpretação de texto. A utilização de materias que chamem a atenção para a leitura são fortes aliados para despertar o interesse. As feiras, semanas da leitura, por exemplo, são métodos de grande eficácia.
Pesquisas mostram que os países que tem maior desempenho educacional são aqueles que tem menos desigualdades. Por sua vez, países mais desiguais reforçam o dualismo.
O tema apresentado pelo grupo deve ser continuamente alvo de atenção. Quem queremos formar?Homens e mulheres que são capazes de transformar a sociedade, ou maquinas que reproduzem a ignorância?



Nenhum comentário:

Postar um comentário