terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um pouquinho sobre TAELP :)

      A disciplina trouxe grandes benefícios no que tange a apropriação e assimilação de conceitos e métodos de ensino. Vários os assuntos abordados relativos a alfabetização, papel do professor, o livro e a leitura, os meios utilizados em sala de aula. Enfim, foram muitas as contribuições dessa disciplina para o meu crescimento como educadora.
Gostaria de destacar a utilização o portfólio eletrônico na criação do blog, uma ferramente usada pelo professor que nos possibilitou criar e recriar, mudar idéias e desenvolver novas. Tem suas limitações, como máquinas que não ligam, etc... Porém, a utilização desse aparato tecnológico foi algo inovador e que deve ser incentivados, visto que a utilização da tecnologia é cada vez mais presente no meio educacional e deve ser aproveitado, ou melhor, explorado de todas as maneiras com vista a uma maior dinâmica em sala de aula.
     O que não podemos esquecer nunca são os meios utilizados pelo tio Ivan pra chamar nossa atenção. Não admitimos, mas adoramos ser tratados como crianças. A historinha da Marta Lagarta foi uma surpresa, todos ficamos quietinhos prestando atenção nos sabores que a lagarta encontrava no caminho. Assim ele pôde nos mostrar a importancia de saber contar histórias e questionar os alunos e incitá-los a mudar a história, pedir os alunos que contem novamente ou criem uma nova.
     Gosto muito da área que trata de alfabetização. Essa disciplina foi extremamente importante para esclarecer questões, que até quem já leciona ou lecionou precisa desenvolver. Um dos temas bastante significativos diz respeito a alfabetização e letramento. Várias dúvidas quanto a esse assunto foram sanadas, visto que me formei no normal em 2006, não sei como funciona agora, mas naquela época letramento era modinha enquanto alfabetização método ultrapassado. Hoje a visão de que os dois conceitos são indissociáveis torna mais claro e significativo o processo do ensino da leitura e escrita, pois não se lê apenas símbolos, mas um mundo de possibilidades e significados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário