quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CALEIDOSCÓPIO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS , PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA - Ivanildo Amaro de Araújo

O autor, nos apresenta de forma muito clara, a situação da avaliação trazendo questões relativas ao modo como os instrumentos avaliativos são utilizados.
O tema da avaliação é, ainda hoje, motivo de mobilização, conflitos e controvérsias no meio educativo. Além de ser usado como instrumento de medição da qualidade do ensino, o que o torna objeto de discussões, é visto como prática fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno.
O autor explicita questões referentes a posição que a avaliação ocupa na atividade pedagógica e a relação que ela exerce no interior da escola já que, ora serve como mecanismo de desenvolvimento, ora como ferramenta para intimidar os alunos. Deste modo, é nos apresentada a avaliação formativa, neste caso o portfólio, como um recurso que visa superar a visão classificatória, punitiva e excludentena educação básica, objetivando que o próprio aluno desenvolva suas habilidades por meio da construção de seu conhecimento.
O Professor Evanildo Amaro de Araújo, nos apresenta no texto, a experiência que vem sendo desenvolvida com o uso do portfólio eletrônico que possibilita incentivar  a utilização de recursos digitais, desenvolver pensamento crítico-reflexivo, além de promover a autonomia.
Ao ter nos apresentado esta forma, bastante incomum, de avaliação e desenvolvimento das aprendizagens, não fiquei muito surpresa porque já havia vivido essa experiência anteriormente, mas pelo fato de o portfólio ser eletrônico trouxe um ar de maior responsabilidade, visto que, criaríamos um blog onde todos teríam acesso ás informações postadas. È deveras importante termos em mente a responsabilidade de construirmos um portfólio que proporcione aos visitantes e a nós mesmos a visão de crescimento, ou seja, observarmos que durante esse período de construção, desenvolvemos nossas habilidades ao ponto de percebermos o quanto melhoramos nossa escrita, nosso reflexão e autonomia.
Nós fora do texto

Um comentário:

  1. Mara, sua reflexão esta´bem interessante. Seria interessante que acrescentasse qual é a relevância de vocês, professores em formação, vivenciarem este tipo de avaliação... Pense que, como profissional, terá como uma das tarefas, avaliar. Então, em que esta vivência contribuirá para sua prática? Pense a respeito e acrescente aqui. Outra coisa: corrija meu nome no meio do texto "Ivanildo" e não "Evanildo"...
    rsrsrs

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir