quinta-feira, 22 de março de 2012

Linguagens Infantis - outras formas de leitura - Ana Lúcia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello (orgs.)

"Este livro, produto do III Seminário Linguagens na Educação Infantil realizado durante o XIV Cole em julho de 2003, trata de temas ligados à pedagogia da infâncianuma perspectiva não antecipatória da escolarização e não marcada pela preparação para o ensino fundamental. Tratando da educação das crianças de 0 a 6 anos e não do ensino, os textos aqui produzidos trazem pesquisas, reflexões e experiências envolvendo diferentes linguagens das crianças pequenas. Nesse sentido, referendam todos os estudos que favorecem a construção desta outra relção com as crianças pequenas procurando maneiras para promover suas vivências com as diferentes linguagens e provocar nelas novos desejos de expressão na perspectiva de formar nossas crianças para serem os futuros dirigentes de que fala Gramsci." (Descrição do livro)



      A autora Rizzoli, nos apresenta no  capítulo I "Literatura com letras e sem letras na educação infantil do Norte da Itália",  a importância do contato entre o contador de histórias e o ouvinte e mesmo o próprio contato com o livro, que proporciona uma relação de procimidade e empatia entre os indivíduos envolvidos.
Ela questiona a forma como a mídia e tecnologia são introduzidas muito cedo na vida da criança, o que impossibilita que criem laços afetivos. Deste modo, abre um leque de experiências que as histórias proporcionam, sendo algumas delas a habilidade de contar e a de saber ouvir, instigar questionamentos e curiosidades, além de desenvolver a imaginação e criação. 
      Relata que um educador iataliano experimentou contar histórias com o intuito de reeducar menores com problemas,o que possibilitou recuperar o lado bom daquelas crianças.
      A partir deste ponto de vista, é possível relacionar as experiências que tive, com as histórias e os livros, já mencionadas na primeira postagem. O contato que tive com a literatura foi fundamental para o meu desenvolvimento.
                       

 " As histórias são feitas em grande parte de imagens e essas imagens atingem a parte mais profunda do nosso ser de maneira veloz e direta. Se, anos mais tarde, essas imagens forem novamente propostas por meio de novas narrativas, descobriremos que as imagens iniciais da narrativa entraram dentro do noss ser e nao permaneceram aí somente na idade infantil, mas encontram-se presentes." (RIZZOLI, p.8)


    No segundo capítulo, a autora Suelly Amaral Mello, parte das idéias de Vygotsky para explicitar as questões da aprendizagem, ou melhor, o modo como ela é apresentada na Ed. Infantil. e no Ens. Fundamental e coloca que as atividades típicas da Ed. Infantil como o desenho , faz-de-conta, modelagem e etc, são vistas como atividades que não colaboram para o desenvolvimento intelectual, mas que na verdade colaboram e digo mais, são indispensáveis para a formação da criança, para o conhecimento de si mesma e do mundo, devendo , essas atividades, serem arrastadas também para o ens. fundamental. 
      Essa mentalidade de que a aquisição da escrita não está ligada com as brincadeiras leva tanto pais como professores a anteciparem a escolarização da criança. A criança, antes de tudo, precisa ser livre para imaginar, ler o mundo e se expressar, precisa ser um agente ativo e transformador da sua própria história, para que a partir daí a linguagem escrita seja incorporada não como mero sistema de signos ou palavras impostas, mas como uma necessidade demonstrada, a fim  de registrar e tornar visível as suas  idéias.

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