quarta-feira, 6 de março de 2013

TRABALHO DE TAELP II - Pofº: Ivan Amaro


Análise do livro didático "Projeto em Prosa Língua Portuguesa 4º ano" de PRADO, Angélica e HÜLLE, Cristina da editora Saraiva

Organização do Livro

O livro vem dividido em 8 unidades, onde são usados duas por bimestre, que exploram e desenvolvem os conteúdos e conceitos estudados.
 
  Cada unidade aborda um gênero textual diferente, que é utilizado como ponto de referência para o uso da língua.

vAs unidades tem como abertura imagens que introduzem o trabalho a ser desenvolvido.
vGente que faz
  Nesta seção o aluno põe em prática o que aprendeu na unidade, mostrando sua criatividade e habilidade na língua escrita ao produzir textos.
vPalavra puxa palavra
  Onde o aluno constrói conhecimento dos usos da língua e reflete sobre a gramática.
vSopa de letrinhas
  Para o aluno trabalhar a ortografia a partir da observação das palavras e do modo como são escritas.

vConversa vai conversa vem
  É o momento em que a oralidade é privilegiada.
  É feita uma reflexão sobre o uso da língua falada em diferentes situações comunicativas, aprendendo a ouvir e a se expressar de forma adequada.

vSugestões de leitura
  Cada unidade apresenta sugestões de leitura de materiais impressos (livros, revistas ) que permite enriquecer ou ampliar os assuntos abordados.
vRaio X da escrita
  Sistematiza as estruturas de cada texto trabalhado, revisa sua produção para se apropriar das características do gênero e a reescreve aplicando os conhecimentos adquiridos.

vUso do dicionário
  Para atender como se consulta um dicionário e saber em que situação pode usar os significados de determinadas palavras.
vRede de ideias
  Esta seção retoma um dos conceitos trabalhados na unidade e o desenvolvimento de forma interdisciplinar, em conexão com outras áreas do saber.
vConvivência
  Quatro das oito unidades terminam com esta seção. É o momento de refletir sobre valores e atitudes que vão contribuir para que o aluno se torne um cidadão consciente e participante.
vGlossário
  Algumas expressões ou termos considerados mais complexos são explicados logo após o texto correspondente.

Gêneros textuais abordados no livro

vContos de aventura
vAutobiografia e biografia
vPoesia
vNotícia e reportagem
vDiário de viagem
vContos folclóricos
vCordel
vCrônica

OS 4 EIXOS

Prática de leitura.
Sugestões de leitura  

Práticas de linguagem oral.
Conversa vai conversa vem…

Prática de análise e reflexão sobre o uso
Palavra puxa palavra

Prática de produção textual.
Gente que faz




REFLEXÃO A LUZ DO TEXTO TRABALHANDO TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA
CALDAS, Lilian Kelly

     CALDAS, deixa claro que o trabalho em sala de aula deve ser mais atrativo, para tanto, perpassa pela visão de uma metodologia de mediação dialética, que consiste tornar o saber  científico em algo ensinável pelo professor, a fim de que o aluno ao passar pelas etapas existentes entre o imediato e o mediato sistematize e torne este saber utilizável.
      É comum que os textos sejam trabalhados em sua forma mais simples nas escolas, mesmo após ter sido considerado como objeto principal de estudo em nosso país, muito enfatizado nos  PCNs de língua portuguesa. Quanto a isso, a autora, declara que o professor deve ampliar sua visão no tocante a abordagem do texto em suas dimensões de produção/leitura e significações mais do que em suas propriedades formais. Ressalta que trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus diversos usos cotidianos.
         Com base nas declarações acima, concluímos que o livro “Projeto Prosa do 4º ano” explora de forma notória diversos gêneros textuais, e que se utilizado pelo professor em sua total dimensão é um suporte excelente para um trabalho dinâmico e amplo no que diz respeito ao envolvimento do aluno em situações concretas de uso da língua.


Análise a partir dos PCNs

 De acordo com os PCN’s, os diversos campos da Língua materna devem ser trabalhados durante a vida escolar de forma contextualizada. Sugere-se que dentro de um texto estejam imbricados diversos conhecimentos lingüísticos como, por exemplo, conhecimentos gramaticais. Observamos que no livro em análise, a gramática foi tratada dentro de um contexto reflexivo de uso lingüístico corrente. A despeito de se verificar o uso de um subtítulo para gramática, constata-se que as atividades pressupõem reflexão dentro do uso em um determinado gênero textual. 

Exemplos do livro

Um destaque importante e positivo em relação ao livro é a seção Raio X da escrita, que finda a unidade de estudo com a possibilidade de relembrar o que foi estudado para que se possa em atitude de revisão, verificar algumas possíveis incoerências em relação ao material escrito produzido pelo aluno.
          Ao trabalhar com diferentes gênero textuais, o texto corrobora para reflexão sobre as diferentes variações lingüísticas regionais do pais de maneria que torna possível a reflexão sobre o respeito que se deve ter aos falares brasileiros e ainda torna possível que os alunos num divertimento de brincar de ser... descubram variadas maneiras de organizar-se linguisticamente, adequando suas falas a diversas situações comunicativas, tornando-se capazes de inserir-se em diversos contextos comunicativos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Gênero: Literatura de Cordel

Apresentação 
    Este trabalho será realizado com a turma do 4º ano, no período de um mês como efetivação do conteúdo proposto no planejamento de curso, no que diz respeito à participação dos educandos a valorização da cultura brasileira e a produção textual.

Objetivo Geral:
Difundir a arte literária da literatura de cordel entre os alunos
Despertar o interesse pelo Gênero textual cordel.
Objetivos específicos:
Identificar a literatura de cordel e a situação de comunicação social em que é utilizado;
Reconhecer a estrutura narrativa;
Desenvolver habilidades de produção textual criando personagens;
Observar os traços da oralidade na elaboração textual do cordel
Conhecer vida e obra de cordelistas
Descobrir dados da vida sertaneja, conjugando visão crítica e poética da realidade.

Material:
Escuta de um cordel (CD – Intérpretes: Caju e Castanha);
Recursos áudio visuais: televisão, internet e rádio;
Materiais para confecção dos cordéis: cola ,tesoura, lápis de cor, barbante etc.

Desenvolvimento:

1ª Etapa
 Escuta do cordel lido pelo professor.

Cordéis para ler:

Interpretação oral com perguntas: Como se chamam textos como esse? É escrito   em verso ou prosa? Qual é o tema do texto? O que faz com que esse texto faça parte da literatura popular?

Exposição sobre a origem da Literatura de cordel, os principais cordelistas, os temas discutidos nesses poemas e a estrutura do cordel e sua história– questões de versificação e sobre a xilogravura.

2ª Etapa
 Pedir que os alunos tragam pelo menos um cordel por grupo para que se faça uma Leitura interpretativa dos cordéis.
Recontagem do cordel.
3ª Etapa
Exibição de vídeo sobre literatura de cordel.
       Ouvir música do Luiz Gonzaga para poder conhecer um pouco da realidade nordestina e depois pedir que façam uma pesquisa referente a como é o nordeste brasileiro e que apresentem em forma de seminário. Produzir um mural com os trabalhos.
Cordéis para ler:

4ª Etapa
Atividade escrita de análise linguística e literária.

Pedir que os alunos leiam os cordéis e encontrem formas linguísticas que fogem ao institucionalizado, mostrando as falas regionais. 

Fazer reflexão sobre a discriminação que muitas vezes é vista quando se foge ao padrão institucionalizado.

5ª Etapa

Verificar se há algum conhecido nas redondezas da escola que faça cordéis e convidá-lo para uma entrevista na escola.

Criação de cordéis e socialização com a turma
Sequência didática de Produção de texto

Avaliação

Os alunos  serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
Participação e interação;
Articulação oral, capacidade de expor suas idéias de forma coerente;

Elaboração do cordel.
 










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