Análise do livro didático "Projeto em Prosa Língua Portuguesa 4º ano" de PRADO, Angélica e HÜLLE, Cristina da editora Saraiva
Organização
do Livro
O
livro vem dividido em 8 unidades, onde são usados duas por bimestre, que
exploram e desenvolvem os conteúdos e conceitos estudados.
Cada unidade aborda um gênero textual
diferente, que é utilizado como ponto de referência para o uso da língua.
vAs unidades tem como
abertura imagens que introduzem o trabalho a ser desenvolvido.
vGente que faz
Nesta seção o aluno põe em prática o que
aprendeu na unidade, mostrando sua criatividade e habilidade na língua escrita
ao produzir textos.
vPalavra puxa palavra
Onde o aluno constrói conhecimento dos usos da
língua e reflete sobre a gramática.
vSopa de letrinhas
Para o aluno trabalhar a ortografia a partir
da observação das palavras e do modo como são escritas.
vConversa vai conversa
vem
É o momento em que a oralidade é privilegiada.
É feita uma reflexão sobre o uso da língua
falada em diferentes situações comunicativas, aprendendo a ouvir e a se
expressar de forma adequada.
vSugestões de leitura
Cada unidade apresenta sugestões de leitura de
materiais impressos (livros, revistas ) que permite enriquecer ou ampliar os
assuntos abordados.
vRaio X da escrita
Sistematiza as estruturas de cada texto
trabalhado, revisa sua produção para se apropriar
das características do gênero e a reescreve aplicando os conhecimentos
adquiridos.
vUso do dicionário
Para atender como se consulta um dicionário e
saber em que situação pode usar os significados de determinadas palavras.
vRede de ideias
Esta seção retoma um dos conceitos trabalhados
na unidade e o desenvolvimento de forma interdisciplinar, em conexão com outras
áreas do saber.
vConvivência
Quatro das oito unidades terminam com esta seção. É o momento de refletir sobre valores e atitudes que vão contribuir para
que o aluno se torne um cidadão consciente e participante.
vGlossário
Algumas expressões ou termos considerados mais
complexos são explicados logo após o texto correspondente.
Gêneros
textuais abordados no livro
vContos de aventura
vAutobiografia e
biografia
vPoesia
vNotícia e reportagem
vDiário de viagem
vContos folclóricos
vCordel
vCrônica
OS 4
EIXOS
•Prática de leitura.
•Sugestões de leitura
•Práticas de linguagem oral.
•Conversa vai
conversa vem…
•Prática de análise e reflexão sobre o uso
•Palavra puxa
palavra
•Prática de produção textual.
•Gente que faz
REFLEXÃO A LUZ DO TEXTO TRABALHANDO
TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA
DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA
CALDAS, Lilian Kelly
CALDAS, deixa claro que o trabalho em sala
de aula deve ser mais atrativo, para tanto, perpassa pela visão de uma
metodologia de mediação dialética, que consiste tornar o saber científico em algo ensinável pelo professor, a
fim de que o aluno ao passar pelas etapas existentes entre o imediato e o
mediato sistematize e torne este saber utilizável.
É comum que os textos sejam
trabalhados em sua forma mais simples nas escolas, mesmo após ter sido
considerado como objeto principal de estudo em nosso país, muito enfatizado nos PCNs de língua portuguesa. Quanto a isso, a autora, declara
que o professor deve ampliar sua visão no tocante a abordagem do texto em suas
dimensões de produção/leitura e significações mais do que em suas propriedades
formais. Ressalta que trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma
excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus diversos usos
cotidianos.
Com base nas declarações acima,
concluímos que o livro “Projeto Prosa do 4º ano” explora de forma notória
diversos gêneros textuais, e que se utilizado pelo professor em sua total
dimensão é um suporte excelente para um trabalho dinâmico e amplo no que diz
respeito ao envolvimento do aluno em situações concretas de uso da língua.
Análise a partir dos PCNs
De acordo com os PCN’s, os diversos campos
da Língua materna devem ser trabalhados durante a vida escolar de forma
contextualizada. Sugere-se que dentro de um texto estejam imbricados diversos
conhecimentos lingüísticos como, por exemplo,
conhecimentos gramaticais. Observamos que no livro em análise, a gramática foi
tratada dentro de um contexto reflexivo de uso lingüístico corrente. A despeito de se verificar o uso de um
subtítulo para gramática, constata-se que as atividades pressupõem reflexão
dentro do uso em um determinado gênero textual.
Exemplos
do livro
Um destaque
importante e positivo em relação ao livro é a seção Raio X da escrita, que
finda a unidade de estudo com a possibilidade de relembrar o que foi estudado
para que se possa em atitude de revisão, verificar algumas possíveis
incoerências em relação ao material escrito produzido pelo aluno.
Ao trabalhar com diferentes gênero
textuais, o texto corrobora para reflexão sobre as diferentes variações lingüísticas regionais do pais de
maneria que torna possível a
reflexão sobre o respeito que se deve ter aos falares brasileiros e ainda torna
possível que os alunos num divertimento de brincar de ser... descubram variadas
maneiras de organizar-se linguisticamente, adequando suas falas a diversas
situações comunicativas, tornando-se capazes de inserir-se em diversos
contextos comunicativos.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Gênero: Literatura de
Cordel
Apresentação
Este trabalho será realizado com a turma do
4º ano, no período de um mês como efetivação do conteúdo proposto no
planejamento de curso, no que diz respeito à participação dos educandos a valorização da
cultura brasileira e a produção textual.
Objetivo Geral:
Difundir a arte
literária da literatura de cordel entre os alunos
Despertar o interesse
pelo Gênero textual cordel.
Objetivos específicos:
Identificar a
literatura de cordel e a situação de comunicação social em que é utilizado;
Reconhecer a
estrutura narrativa;
Desenvolver
habilidades de produção textual criando personagens;
Observar os traços da
oralidade na elaboração textual do cordel
Conhecer vida e obra
de cordelistas
Descobrir dados da
vida sertaneja, conjugando visão crítica e poética da realidade.
Material:
Escuta de um cordel
(CD – Intérpretes: Caju e Castanha);
Recursos áudio
visuais: televisão, internet e rádio;
Materiais para
confecção dos cordéis: cola ,tesoura, lápis de cor, barbante etc.
Desenvolvimento:
1ª Etapa
Escuta do
cordel lido pelo professor.
Cordéis para ler:
Interpretação oral
com perguntas: Como se chamam textos como esse? É escrito em verso ou prosa? Qual é o tema do texto? O
que faz com que esse texto faça parte da literatura popular?
Exposição sobre a
origem da Literatura de cordel, os principais cordelistas, os temas discutidos nesses poemas e a estrutura do
cordel e sua história– questões de versificação e sobre a xilogravura.
2ª Etapa
Pedir que os
alunos tragam pelo menos um cordel por grupo para que se faça uma Leitura
interpretativa dos cordéis.
Recontagem do cordel.
3ª Etapa
Exibição de vídeo
sobre literatura de cordel.
Ouvir música do Luiz
Gonzaga para poder conhecer um pouco da realidade nordestina e depois pedir que
façam uma pesquisa referente a como é o nordeste brasileiro e que apresentem em
forma de seminário. Produzir um mural com os trabalhos.
Cordéis para ler:
4ª Etapa
Atividade escrita de
análise linguística e literária.
Pedir que os alunos
leiam os cordéis e encontrem formas linguísticas que fogem ao
institucionalizado, mostrando as falas regionais.
Fazer reflexão sobre a
discriminação que muitas vezes é vista quando se foge ao padrão
institucionalizado.
5ª Etapa
Verificar se há algum
conhecido nas redondezas da escola que faça cordéis e convidá-lo para uma
entrevista na escola.
Criação de cordéis e
socialização com a turma
Sequência didática de
Produção de texto
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com os seguintes
critérios:
Participação e
interação;
Articulação oral,
capacidade de expor suas idéias de forma coerente;
Elaboração do cordel.
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